terça-feira, 10 de julho de 2012
terça-feira, 21 de julho de 2009
Quem vai ler-me!...
Um dia alguém vai ler-me. Um dia sem querer, alguém vai descobrir-me neste emaranhado de letras e palavras que juntas procuram uma frase com sentido. Sem perceber o que quero com os meus pensamentos, se é ordena-los ou simplesmente escreve-los para falar comigo, despejo o que me vai na alma e descubro mais e mais em mim.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Vai um café?
Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'.
Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
'Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas com que, mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café?
O professor sorriu e disse:
-'Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo'.
sábado, 11 de outubro de 2008
Tempo para sentir
Falo-vos de tempo para sentir.
Temos que ser persistentes para dar-mo-nos a nós o tempo necessário para sentir o mundo à nossa volta. Falo-vos de sentir o outro. Observar, escutar. Sentir, e ser feliz. A felicidade passa por estarmos atentos a nós proprios. Gostarmos de nós. Só depois, seremos capazes de receber o amor de alguem, dar o nosso amor e contributo de vida a alguém.
O compromisso exige de nós. Para o dar mos temos que o ter.
Ter tempo de vida para dar - querer muito, dar desse tempo.
Sentir sem medo de sentir e poder partilhá-lo porque quem está ao nosso lado vai cuidar dessas palavras e vai olhar por nós, vai querer fazer nos felizes como queremos fazer essa pessoa.
Queiramos dar-lhe tempo.
Queiramos dedicar-lhe o espaço da nossa vida.
Apenas pensamentos soltos...para continuar...
Bem hajam a todos e partilhem,
Abram os vossos corações, ainda que sofram, é sinal que estamos vivos.
"Quem não sente...." vegeta nesta vida, não vive!
Bom fim de semana para todos, ja tinha saudades...
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Alegria no hospital e meu regresso ao partilha
Ola caros amigos.
Estou num pequeno intervalo, a seguir vou "entrar no ar", com o meu programa de radio positivo "saude e bem estar"....:) partilho...
e como estou em falta...aqui estou de regresso, feliz por estar a escrever-vos, a partilhar.
Depois de uma fase de arrumações, as mudanças que se impoem na minha vida, a seguir paro para arrumações, há que por coração, mente e espirito abertos de novo.
A operação tão esperada ao meu aleijadinho, dedo da mão direita. Já está!
Foi a minha primeira experiencia cirurgica e quero partilhar convosco que foi divertido.
A sala de operação é tal e qual como nos filmes mas achei que tinha mais luz.
A equipa, excepcional, muito divertida, mente jovem do Hospital de Vila Farnca de Xira que tanto mal por ai se fala. Em tudo na vida tb é preciso sorte. Tive-la.
Aproveito para agradecer ao Dr. Godinho e equipa por tudo.
Já não me doi como doia antes da operação e logo depois, e já estou aqui a teclar de novo!!
Bem hajam.
Até breve
sábado, 12 de julho de 2008
Felicidade
Nota Prévia: Temos uma nova colaboradora com o nick "Delita", que não frequenta a net, que não abdica da caligrafia, mas que também já é e pode ser nossa amiga. Eu assumo a tarefa de colocar aqui os posts dela, enviados pelo correio não electrónico (em envelope com selo e tudo), e de vez em quando envio-lhe uns textos nossos (em formato analógico) para que a partilha aconteça. Felicidades.
Vedoris
Clique na imagem para ler
domingo, 29 de junho de 2008
Do tempo livre à libertação do Tempo
Em época de férias para alguns, fica este pequeno texto para reflexão:
"O entertenimento não é apenas distracção inconsequente, mas a porta de entrada para a fruição estética do mundo e para os novos patamares de compreensão a que ela abre. (...) Da «distracção organizada» devemos passar para uma nova organização da atenção: ao mundo dos outros, a si mesmo, ao imemorial, ao futuro que legaremos aos que virão (...).
Recebemos o mundo e a realidade cada vez mais em abstracto. Falta o tempo para a interiorização do efeito. E esse tempo demorado, essa lentidão, é fundamental para o que há de específico na formação pessoal e que está na base da cultura: a libertação da própria pessoa, a sua felicidade. (...)
Não é o tempo quantificado que dará alma ao mundo mas o tempo qualificado pela decisão e pela experiência da graça e do dom do mesmo."
quinta-feira, 26 de junho de 2008
A Web esquecida ...
sente-se como um lugar esquecido. Para além da obrigatória catedral gótica, não há muito para ver aqui à excepção de um pequeno museu chamado o Mundaneum, encaixado numa rua estreita, no canto nordeste da cidade. Parece uma casa isolada para o legado de um dos pioneiros da tecnologia perdido: Paul Otlet.
Em 1934, Otlet esboçou planos para uma rede mundial de computadores (ou "telescópios elétricos", como ele lhes chamou), que permitiria que as pessoas procurar e navegar através de milhões de documentos interligados, imagens, ficheiros áudio e vídeo. Ele descreveu como as pessoas poderiam utilizar os dispositivos para enviar mensagens entre elas, compartilhar arquivos e até mesmo juntarem-se em redes sociais online. Ele denominou isto de "Réseau", que poderia ser traduzido como "rede" - ou discutivelmente, "web".
Historiadores tipicamente atribuem a origem do World Wide Web através de uma linhagem de inventores anglo-americanos Vannevar Bush, Doug Engelbart e Ted Nelson. Mas, mais de meio século antes de Tim Berners-Lee distribuir o primeiro navegador da Web em 1991, Otlet (pronunciado ot-LAY) descreveu um mundo interligado em que "alguém poderia na sua poltrona seria capaz de contemplar toda da criação."
Embora Otlet's proto-Web ser baseado num "switchboard" de tecnologias analógicas como cartões e máquinas de telégrafo, todavia antecipou a estrutura actual da web baseada em huperlinks. "Esta foi uma versão Steampunk de hipertexto", disse Kevin Kelly, ex-editor da Wired, que está a escrever um livro sobre o futuro da tecnologia.
sábado, 31 de maio de 2008
Novas Imagens de Marte
Na semana passada chegou a Marte mais uma sonda. É um daqueles feitos que nos faz acreditar nas capacidades humanas. Mas as imagens do planeta apresentadas neste vídeo conseguem ser bastante mais surpreendentes do que as outras que nos chegam da Phoenix via NASA. Eu diria que estas são... imperdíveis.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Valiosos - Vincent van Gogh
Chamo aqui "valiosos" àqueles que sabem que em si próprios abrigam um imenso valor e nunca param de o revelar. Mesmo quando a sociedade ou as entidades críticas suas contemporâneas, como um espelho impreparado, não reflectem de forma positiva esse "algo novo" que eles procuram exprimir.
Van Gogh é um bom exemplo deste paradigma. O facto de em vida ter pintado cerca de 900 quadros e só ter vendido um (por 400 Francos) parece-me sintomático. Como sabemos, hoje as suas obras valem muitos milhões.
Em Amsterdão existe um museu que lhe é dedicado. Navegando na net encontramos imensos sites com biografias e imagens das suas obras.
A canção Vincent, de Don McLean, presta-lhe uma homenagem poética e musical cheia de beleza. É só ligar as colunas, clicar e deixar-se viajar.
sábado, 17 de maio de 2008
É Proíbido
Deixo-vos com um poema que me enviaram para o email... deliciem-se como eu me deliciei :)
É PROÍBIDO!
- Por Pablo Neruda -
É proíbido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.
É proíbido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proíbido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proíbido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proíbido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proíbido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proíbido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proíbido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proíbido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proíbido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
terça-feira, 29 de abril de 2008
Martha Medeiros - OBRIGADO POR INSISTIR
Eu sei, eu sei, já seis quintos da humanidade deve conhecer os textos de Martha Medeiros mas eu só os descobri esta semana, por isso deixem-me fazer uma festa e celebrar esta descoberta. Martha Medeiros é poeta, é cronista e grande parte dos seus textos parece que acertam em cheio na nossa vida. Pelo menos na minha é assim e quase de certeza que também será assim com outras pessoas. Os seus escritos são um cocktail delicioso composto por clarividência, humor, inteligência, humanidade e muitas outras coisas positivas que os seus leitores terão o prazer de descobrir. Eu descobri AQUI uma entrevista já antiga e AQUI um site onde foram colocados muitos textos dela. Penso vir a colocar no Partilha alguns desses textos e para já deixo-vos com a minha primeira escolha e o desejo de que o cheiro e o paladar vos despertem o apetite para o referido site. ATENÇÃO PERIGO: não se consegue parar de ler.
OBRIGADO POR INSISTIR
Até o mais seguro dos homens e a mais confiante das mulheres já passaram por um momento de hesitação, por dúvidas enormes e dúvidas mirins, que talvez nem merecessem ser chamadas de dúvidas, de tão pequenas. Vacilos, seria melhor dizer. Devo ir a este jantar, mesmo sabendo que a dona da casa não me conhece bem? Será que tiro o dinheiro do banco e invisto nesta loucura? Devo mandar um e-mail pedindo desculpas pela minha negligência? Nesta hora, precisamos de um empurrãozinho. E é aos empurradores que dedico esta crónica, a todos aqueles que testemunham os titubeios alheios e dizem: vá em frente!
“Obrigada por insistir para que eu pintasse, que eu escrevesse, que eu actuasse, obrigada por perceber em mim um talento que minha autocrítica jamais permitiria que se desenvolvesse.”
“Obrigada por insistir para que eu fosse visitar meu pai no hospital, eu não me perdoaria se não o tivesse visto e falado com ele uma última vez, eu não teria ido se continuasse sendo regida apenas pela minha teimosia e orgulho.”
“Obrigada por insistir para que eu conhecesse Veneza, do contrário eu ficaria para sempre fugindo de lugares turísticos e me considerando muito esperta, e com isso teria deixado de conhecer a cidade mais surreal e encantadora que meus olhos já viram.”
“Obrigada por insistir para que eu fizesse o exame, para que eu não fosse covarde diante das minhas fragilidades, só assim pude descobrir o que trago no corpo para tratá-lo a tempo. Não fosse por você, eu teria deixado este caroço crescer no meu pescoço e me engolir com medo e tudo.”
“Obrigada por insistir para eu voltar pra você, para eu deixar de ser adolescente e aceitar uma vida a dois, uma família, uma serenidade que eu não suspeitava. Eu não sabia que amava tanto você e que havia lhe dado boas pistas sobre isso, como é que você soube antes de mim?”
“Obrigada por insistir para que eu deixasse você, para que eu fosse seguir minha vida, obrigada pela sua confiança de que seríamos melhores amigos do que amantes, eu estava presa a uma condição social que eu pensava que me favorecia, mas nada me favorece mais do que esta liberdade para a qual você, que me conhece melhor do que eu mesma, apresentou-me como saída.”
“Obrigada por insistir para que eu não fosse àquela festa, eu não teria aguentado ver os dois juntos, eu não teria aturado, eu não evitaria outro escândalo, obrigada por ficar segurando minha mão e ter trancado minha porta.”
“Obrigada por insistir para eu cortar o cabelo, obrigada por insistir para eu dançar com você, obrigada por insistir para eu voltar a estudar, obrigada por insistir para eu não tirar o bebê, obrigada por insistir para eu fazer aquele teste, obrigada por insistir para eu me tratar.”
Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia connosco, insistindo.
Martha Medeiros
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Transfusão
Uma menina estava a morrer da mesma doença que o seu irmão se tinha curado há algum tempo atrás.
O médico disse ao menino: "Só uma transfusão do teu sangue pode salvar a vida da tua irmã. Estás disposto a fazê-la?"
Os olhos do menino reflectiram um verdadeiro pavor. Hesitou por uns instantes e finalmente disse: "Está bem doutor, faço".
Uma hora depois de realizada a transfusão o menino perguntou indeciso: "Doutor, diga-me: quando vou morrer?" Só então o doutor compreendeu o pavor momentâneo que tinha detectado nos olhos do menino: pensava que ao dar o seu sangue iria também dar a vida pela sua irmã.
(Anthony de Mello, La Oracion de la rana, Pg. 202 Ed. Sal Terrae)
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Infinitos - ...Patinar...
Onde param os limites da destreza humana? Os nossos...? E se nós resolvêssemos viver com a criatividade de uma dança, ou de uma acrobacia?
domingo, 13 de abril de 2008
Bem Entendidos
Acredito que as relações num casal (e não só) se podem esquivar a sofrer um grande desgaste se as pessoas se derem ao trabalho de fazer uma coisa muito simples e que é verificar se, numa discussão, estão a falar da mesma coisa. Verificar até onde vai aquilo que é dito em vez de tomarem por verdadeiro um alcance que é apenas imaginado (e que por vezes vai demasiado longe). Por outras palavras, trata-se de evitar tirar ilações abusivas daquilo que a outra pessoa diz (por muito jeito que isso nos pudesse por vezes dar).
Vai daí, encontrei AQUI uma citação interessante de Kierkegaard sobre mal-entendidos...
...e encontrei também esta história:
"«Querido», disse a mulher, «sinto vergonha do modo como vivemos. O meu pai paga-nos a renda de casa; o meu irmão manda-nos comida e dinheiro para a roupa; o meu tio paga-nos as facturas da água e da luz; e os nossos amigos oferecem-nos bilhetes para o teatro. Eu não me queixo, mas creio que poderíamos fazer melhor...»
«Naturalmente que podemos», disse o marido.
«Curiosamente há dias que venho pensando no assunto: tens um irmão e dois tios que não nos dão nem um cêntimo."
(Anthony de Mello, La Oracion de la rana, Pg. 151 Ed. Sal Terrae)
domingo, 6 de abril de 2008
Infinitos - ... Pintar...
Por muitos limites que imaginemos estaremos sempre em contacto com todo o infinito. É isso que também somos. Quando o eco desse infinito se espalha dentro de nós e conseguimos cantar afinados com ele, aquilo que somos e fazemos expande-se para algures, para um "lá" a que chamamos impossível, sublime, divinal, etc. Com este vídeo convido-te à experiência de deixares os teus "limites" esquecidos e "ocultos sob o pó do caminho" e a avançares para "lá", a partir da força que te chegar também de "lá" por todos os poros da tua existência.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
A Mudança
A Mudança…
"É preciso saber quando uma etapa chega ao final.Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos de viver…Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que lhe damos, o que importa é deixar no passado, os momentos da vida que já acabaram.
Podes passar muito tempo a perguntar-te porque é que isso aconteceu. Podes dizer-te que não darás mais nenhum passo, enquanto não entenderes as razões que levaram a certas coisas que eram tão importantes e lindas na tua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos; sejam eles parceiros, amigos, familiares… todos estarão a encerrar capítulos, virando uma página, seguindo adiante, e todos sofrerão ao verificarem que tu estás parado…
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado. Nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem connosco. O que passou não voltará! Não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia, uma ligação que já terminou… As coisas passam e o melhor que temos a fazer, é deixar que realmente elas possam ir embora.
Por isso, é muito importante, por mais doloroso que seja, destruir recordações, mudar de casa, dar para os orfanatos, vender ou doar livros, ou o que quer que seja…Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível. O que acontece na nossa vida ao desfazermo-nos destas lembranças, não é nada mais que dar espaço e oportunidade para que outras tomem o seu lugar.
Crescer é: deixarmos ir embora, soltarmo-nos, desprendermo-nos. Ninguém nesta vida joga com cartas marcadas. Portanto às vezes ganhamos, outras, perdemos! Não esperes que te devolvam algo. Não esperes que reconheçam o teu esforço, que descubram as tuas qualidades, que reconheçam o teu Amor… Dá simplesmente, porque te virá em retorno.
Pára de ligar a tua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa que te mostra como sofreste com determinada perda. Isso só serve para te “deitar abaixo” e nada mais.
Encerrar ciclos : não por causa do orgulho, por incapacidade ou soberba, significa muito simplesmente, que tudo isso já não se encaixa mais na tua vida.
Fecha a porta, muda o disco, limpa a tua casa interna, sacode a poeira… Deixa de ser quem eras e transforma-te em quem tu és realmente."
domingo, 30 de março de 2008
Ebook's
São necessárias 24 ávores para produzir uma tonelada de papel do tipo utilizado na impressão de livros.
Para o papel de jornal são abatidas 12 árvores para a mesma tonelada.
35% dos livros impressos nunca são lidos (tendo chegado mesmo aos 60%) indo parar a lixo.
Considerando que uma árvore adulta numa época pode produzir oxigénio suficiente para 10 pessoas num ano, deveriamos pensar numa séria alternativa aos livros, revistas e jornais se o objectivo é preservar o ambiente. Pense no ebook como alternativa.
terça-feira, 18 de março de 2008
Reequilibrar o Mundo
Uma amiga minha viu que a maneira do mundo girar é desequilibrada porque nuns sitios há pessoas com peso a mais e noutros há pessoas com peso a menos. Vai daí teve uma idéia brilhante a que chamou "Transferência de Peso". Se bem entendi, pretende-se que empresas com elevada responsabilidade social criem apoios para a saúde dos seus funcionários, sobretudo no que diz respeito a problemas de obesidade. Desta forma, resultarão novos apoios para determinadas ONG's responsáveis, por sua vez, pela criação de condições alimentares nos países em desenvolvimento. Não é demais?
Ela concorreu ao Audax que passa na RTP2, e como o programa foi para o ar no Sábado passado, o projecto encontra-se a votos neste site:
(Clicar em "Votar nos projectos desta semana").
A "ficha" de apresentação do projecto pode ser consultada clicando aqui.
Vejam o vídeo e vamos apoiá-la não é?
