quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vai um café?

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'.

O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'.

Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante.

O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:

'Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas com que, mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:

- Então e o que representa o café?

O professor sorriu e disse:

-'Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo'.

sábado, 11 de outubro de 2008

Tempo para sentir


Gostava de vos partilhar os meus pensamentos em relação ao tempo e ao sentir.
Falo-vos de tempo para sentir.
Temos que ser persistentes para dar-mo-nos a nós o tempo necessário para sentir o mundo à nossa volta. Falo-vos de sentir o outro. Observar, escutar. Sentir, e ser feliz. A felicidade passa por estarmos atentos a nós proprios. Gostarmos de nós. Só depois, seremos capazes de receber o amor de alguem, dar o nosso amor e contributo de vida a alguém.

O compromisso exige de nós. Para o dar mos temos que o ter.

Ter tempo de vida para dar - querer muito, dar desse tempo.

Sentir sem medo de sentir e poder partilhá-lo porque quem está ao nosso lado vai cuidar dessas palavras e vai olhar por nós, vai querer fazer nos felizes como queremos fazer essa pessoa.
Queiramos dar-lhe tempo.
Queiramos dedicar-lhe o espaço da nossa vida.

Apenas pensamentos soltos...para continuar...
Bem hajam a todos e partilhem,
Abram os vossos corações, ainda que sofram, é sinal que estamos vivos.
"Quem não sente...." vegeta nesta vida, não vive!

Bom fim de semana para todos, ja tinha saudades...

Escolhas do Mês - Arrisca te pela amizade!