domingo, 13 de abril de 2008

Bem Entendidos

Acredito que as relações num casal (e não só) se podem esquivar a sofrer um grande desgaste se as pessoas se derem ao trabalho de fazer uma coisa muito simples e que é verificar se, numa discussão, estão a falar da mesma coisa. Verificar até onde vai aquilo que é dito em vez de tomarem por verdadeiro um alcance que é apenas imaginado (e que por vezes vai demasiado longe). Por outras palavras, trata-se de evitar tirar ilações abusivas daquilo que a outra pessoa diz (por muito jeito que isso nos pudesse por vezes dar).
Vai daí, encontrei AQUI uma citação interessante de Kierkegaard sobre mal-entendidos...

...e encontrei também esta história:

"«Querido», disse a mulher, «sinto vergonha do modo como vivemos. O meu pai paga-nos a renda de casa; o meu irmão manda-nos comida e dinheiro para a roupa; o meu tio paga-nos as facturas da água e da luz; e os nossos amigos oferecem-nos bilhetes para o teatro. Eu não me queixo, mas creio que poderíamos fazer melhor...»
«Naturalmente que podemos», disse o marido.
«Curiosamente há dias que venho pensando no assunto: tens um irmão e dois tios que não nos dão nem um cêntimo."
(Anthony de Mello, La Oracion de la rana, Pg. 151 Ed. Sal Terrae)

Sem comentários:

Escolhas do Mês - Arrisca te pela amizade!