domingo, 16 de março de 2008

A boa vontade vence as barreiras

Ha cerca de 2 anos sai de Portugal para comecar a trabalhar para uma grande empresa na Irlanda fazendo suporte tecnico (caso nao tenham ainda notado o computador q eu uso foi la comprado pelo que nao tem acentos de especie alguma) estive por la ate Dezembro do ano passado. Acompanhado as tendencias da economia global fui transferida para Sofia, na Bulgaria. Primeiro foi o panico total. O que eh q eu vou fazer num pais de leste? Como eh que eu vou comunicar? Como eh que eh o nivel de vida la? Tentei pesquizar tudo o que havia sobre o assunto na net e decidi fazer uma viagem de reconhecimento ao terreno. Posso dizer que quase tudo foi um choque. Ha muito trabalho de renovacao de edificios e ruas a ser feito. Nao esta de acordo com a ideia que temos de uma capital europeia. Ha tambem a dificuldade tanto da lingua como do alfabeto (mesmo com um mapa temos de saber converter as tabuletas em cirilico). O que compensou tudo isto foi a minha lata natural Portuguesa e nao desistir. Mesmo que as pessoas nao soubessem nenhuma lingua que eu conhecesse eu apontava.

Vim para ca de malas e bagagens no primeiro dia do ano.

Pela minha experiencia tenho conseguido fazer-me entender sempre que as pessoas tem vontade de comunicar comigo. O que normalmente acontece quando elas percebem que eu sou portuguesa, pois a maior parte nunca conheceu ninguem da minha nacionalidade e fica curiosa, mas todos conhecem os nossos clubes de futebol, o que foi extremamente util num episodio em que me vi frente a frente com um skin local. Posso dizer Viva O Benfica! Que me salvou, assim como o meu ar copinho de leite!

2 comentários:

Mafalda disse...

Olaaa amiga!! fico muito feliz por partilhares connosco a tua experiencia e se quiseres o teu dia a dia!! escreves muito bem - nada que eu nao soubesse já...tb cozinhas muito bem!! ja sao dois dons!!! fiquei com agua na boca, continua, ok?? beijinhos e muito sucesso por ai. Sorry a falta de tempo nas ultimas conferencias :(

Vedoris disse...

Mas que Post delicioso e bem humorado. Obrigado e muito boas vindas por cá. Já agora e para quem quiser "assentar" letras com teclados marados como o teu pode sempre segurar a tecla ALT que fica do lado esquerdo da barra de espaços (não dá no ALT GR do lado direito) e digitar um código correspondente no teclado numérico, aquele que fica do lado direito do teclado (não dá nos números acima das letras). Ex: ALT+198 = ã; ALT+135 = ç. Etc. É questão de procurar nesta tabela http://www.orkut.brasil.la/TabelaAscii.htm os códigos que são precisos e num instante se memorizam todos os mais utilizados.
Acreditem que em tempos já escrevi assim e era rápido.

Escolhas do Mês - Arrisca te pela amizade!