sexta-feira, 7 de março de 2008

Especial

Dia 8 de Março/dia mundial das mulheres! Será que nós mulheres precisamos de um dia, para recordar a nossa condição de mulher?
Penso que está no nosso comportamento como mulheres activas o direito á liberdade de direitos e oportunidades. É a nós que cabe, o sabermos gerir, a maravilhosa tarefa de sermos mulheres, mães e profissionais, sem abdicar do belo que existe em todas nós e das nossas obrigações perante a sociedade.

A nossa liberdade está no que conseguimos ao longo dos anos, por isso, todos os dias são das mulheres!!

4 comentários:

Mafalda disse...

Cara Anocas,
Todos os anos tenho aproveitado a ocasiao para me juntar com mulheres mais velhas neste dia. Também me tanho feito a mesma pergunta - porquê um dia da mulher se somos todos iguais; mas isso levar me ia a perguntar o porque do dia do pai, da mão, etc...

Na minha opiniao e naquilo que tenho visto nas comemorações todos os anos o que se passa é que infelizmente parace-me que há mulheres que precisam deste dia para reflectirem o seu papel na sociedade. E dou um exemplo; porque razao foram votar tão poucas mulheres portuguesas no referendo ao aborto?? ainda que não quisessem votar devidam ter ido e deixado o voto em branco...de que vale assim exigirem direito iguais no trabalho e na sociedade se se esquecem das obrigacoes?? Reparo que há mulheres que ainda pensam que não têm direitos...isto de facto deixa me triste; mas as novas gerações de mulheres estão felimente ai para provar o nosso valor; são mais as mulheres que vivem actualmente sozinhas e independentes do que os homens e isso de facto veio alterar tudo...sinto que vivo numa geração de Reencontro entre homem e mulher e que daí advenham coisas muito boas no trabalho em equipa porque de facto sozinhos a vida fica mais pesada...

Jorge Marques disse...

Revejo-me inteiramente nas palavras da Canuda.
Ainda assim, e posto isto numa sociedade ainda extremamente gerida pelo preconceito, faz sentido que existam dias para tudo e mais alguma coisa, para que todos e mais alguns se sintam bem com o que são, pelo menos uma vez por ano, já que, ao que parece, nos restantes dias não o conseguem ser. Mas o que fazer?... É a natureza humana.
No entanto, e na certeza de estar a acabar com a coerência do meu discurso, quero aproveitar para deixar um momento de reflexão para todos os homens, mas que devem ter presente em todos os dias do ano, na presença de qualquer mulher (espero ter recuperado a coerência):
"A maior cobardia de um homem, é a de despertar numa mulher o sentimento de amor, sem ter a intenção de a vir a amar" Bob Marley

Anocas disse...

Olá Canuda. A verdade é que nós somos o motor da humanidade e o pilar da sociedade,mas raramente somos respeitadas ou admiradas. A igualdade de oportunidades entre mulheres e homens: trabalho, emprego e formação profissional, ainda está longe de ser obtida. Temos ainda um longo caminho a percorrer, principalmente no respeito dos homens e "mulheres"pela nossa liberdade. Ser reconhecido o nosso mérito pessoal, sem estar em causa a nossa condição feminina. Tudo isto faz parte de um trabalho diário e constante. Trabalho esse que nunca tem fim,porque faz parte da evolução dos tempos. Esta tarefa, este trabalho, poderá ser recordado, mas não pode ter um dia para ser realizado porque tem de ser realizado e concretizado TODOS OS DIAS!!

Mafalda disse...

Anocas,

Concordo!! os salarios sao exemplo de que ainda há muito a fazer para sermos iguais...se nao nos permitem ganhar mais, permitam-nos entao dedicarmos mais tempo há familia com condições para o fazermos, com apoio total para tal. Por exemplo: as mulheres nas forças armadas, são um figura ainda estranha, de facto, nós mulheres temos dias em que fisicamente estamos mais "fracas", é a nossa condição que também assegura que haja continuidade de vida nos humanos!!! Há mulheres que recusam assumir isso e depois fazem fguras ridiculas porque se obrigam a serem mais fortes que os homens. Então, sugiro eu, vamos assumir essa "fragilidade" a encontrar formas de podermos compensar nos outros dias e de podermos ser vistas iguais aos homens que, não perdendo sangue mensalmente, também eles têm os seus dias...assumirmos erros, fragilidades e limites também pode ser um sinal de força! fica bem! ps. eu fui ao cinema na noite da "mulher" e foi muito bom!! fui à pala!!! o cinema no campo pequeno ofereceu poltronas vip para as mulheres!!! com comida e bebida à descrição ;) Isto sim é forma de se tratar uma mulher!!

Escolhas do Mês - Arrisca te pela amizade!